domingo, 30 de maio de 2010

O que fazer quando encara-se uma nova situação?

Nossas reações dependem do nosso próprio pensamento e da influência dos outros na ocasião. Ou não.

Às vezes julgamos o momento que passamos a partir de nossa experiência e acabamos mal-interpretando a situação. Por não ser novidade, já temos uma reação pré-pensada, e é menos apavorante, diga-se de passagem.

Só que em uma nova situação não temos parâmetros para avaliar em nossas mentes as possibilidades e os modos de reação. É como se fosse um jogo.

Dizer que a vida é um jogo é simplificar a complexidade da vida, mas acho que se encaixa muito bem nessa situação. As novidades são os elementos surpresa. Mas existe uma definição de vida que acho muito mais interessante, que Charles Chaplin disse:

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Então, as novidades são mais como os improvisos. É preciso se adaptar na hora. Não tem como imaginar o que outro vai dizer, é você mesmo que deve ter segurança para se manter firme e responder à altura.

2 comentários:

  1. A vida também é influenciada pelos coadjuvantes. Sorte eu ter vc no palco das nossas vidas.Faz a diferença!

    ResponderExcluir
  2. Bela citação e linda conclusão Larissa.

    Sou fortemente apegado ao raciocínio, e muitas vezes chego ao ponto de achar que tudo é possível de ser calculado. Mas no final vejo que isso poucas vezes é verdade, principalmente em situações (ou cenários) que envolvem outras pessoas juntas conosco.

    Muito legal!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...