domingo, 25 de setembro de 2011

About: trânsito

Não sei se muito ou poucos sabiam que essa foi a semana do trânsito, com direito a "dia mundial sem carro" e outras coisas que tentam conscientizar a população sobre o caos do mundo.


Eu só vivo a minha vida e me preocupo com o futuro, sem fazer nada relevante para tentar mudar esse quadro, infelizmente, como a maioria das pessoas. Não significa que não me importo com o fato de que cedo ou tarde a cidade irá parar assim.
Por enquanto só penso em como estão as coisas e como as alternativas expostas na minha aula de Projeto Urbano são aparentemente inviáveis para solucionar o problema.

Ficar reclamando do trânsito e do transporte público é muito clichê. Pedalar nas avenidas principais da cidade para protestar também é. O jeito é implantar um vírus nas pessoas e fazê-las mudar o comportamento de buscar pão na esquina e ir na academia de carro para fazer isso à pé ou de bicicleta. Medidas drásticas na infra-estrutura da cidade, destruir tudo e construir tudo de novo. Com trens, ciclovias e uma hidrovia ao longo do tietê/pinheiros, seria lindo e utópico, e muito mais saudável do que ficar cheirando monóxido de carbono na rebouças...
IN-VI-Á-VEL, infelizmente não pensaram nisso antes.

E no meio de tantos carros, há os corajosos de bicicleta. Eu adoro bicicletar e não faço isso aqui na cidade, não tenho coragem. Ninguém respeita o ciclista e algumas ladeiras são monstruosas. Se eu tivesse uma dessa e um caminho seguro, certeza que eu andaria de Ford E-Bike.

Você não?

Um comentário:

  1. Essa necessidade de propor alternativas por ser ecologicamente correto ou diminuir o trânsito proporciona várias criações de veículos ou transportes muito criativos e que resolveriam de alguma forma esses problemas.
    Mas aí vários fatores atrapalham como a mudança de hábito de usar o carro, ou a falta de investimento nessas criações fazendo elas ficarem muito caras ou serem muito baratas e não darem lucro para empresas multinacionais...
    Fatores que tornam mudanças inviáveis a curto prazo.
    Pelo andar da carruagem não haverá muita alternativa tão cedo a não ser tentar se locomover mais com transporte coletivo ou de bicicleta (e uma armadura, opcional =p).

    Esse é um assunto que já debati comigo mesmo várias e várias vezes... XD
    Mas sempre há algo mais pra acrescentar...

    Beijo Master o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...