A língua portuguesa é uma das matérias menos apreciadas pelos estudantes. A matéria é desinteressante ou é a forma de ensinar do professor? Por que a única disciplina onipresente é tão desgostosa?
Um motivo é a falta de contextualidade. Na maioria das vezes, as regras gramaticais são passadas de forma massante e complicada. O aluno pensa que não sabe, mas emprega-as inconscientemente. A sua própria língua parece-lhe desinteressante e ele acaba bloqueando o seu aprendizado.
O ensino da gramática é sistemático, orientado por uma sequência que não faz muito sentido para o aluno. As aulas tradicionais não servem para ensinar as novas gerações. Elas precisam ser preparadas de acordo com o contexto de cada turma. Cada aula deve complementar a outra e acrescentar alguma novidade. O bom senso do professor está na contextualização, na percepção do que é agradável para esta ou para aquela classe. O ensino contextualizado é melhor digerido pelo estudante e serve para entender a utilidade daquilo que eles está aprendendo. Ao perceber que pode, e sabe, utilizar o que aprende, o aluno se interessa pela matéria.
A gramática contextualizada, torna-se prática e dinâmica, revela-se aliada do estudante nas outras disciplinas e dá sentido para o estudo da língua. O professor com bom senso tem meios para despertar o potencial comunicativo e o gosto do aluno pela língua.
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